sexta-feira, 27 de março de 2020

Representações estéticas nas relações entre Literatura e Música

Participação no Fórum da Disciplina: Linguagens da Arte e Regionalidades

No mundo atual as áreas do conhecimento interpenetram-se de forma enriquecedora e no campo da Literatura não poderia ser diferente. Nesse momento, auscultam-se as relações entre a literatura e as demais artes, entre essas, a Música e o Cinema.

Representações estéticas nas relações entre Literatura e Música

As relações entre Literatura e Música vem de prístinas eras. Desde a Antiguidade o texto literário amolda-se às frases musicais e vice-versa. No Cântico dos Cânticos, atribuído a Salomão, percebe-se que o texto foi criado com o desígnio de ser declamado ou cantado ao embalo de instrumentos musicais.

É o que ocorre com os sonetos musicados de Vinícius de Moraes, quando a música absorve a poesia. Aldir Blanc, Chico Buarque de Holanda, Carlos Drumond de Andrade, Caetano Veloso, Maurício Tapajós, entre outros, são exemplos de poetas musicais e de músicos poetas.

Quanto à estética, a Literatura e a Música se complementam pela própria semelhança estrutural: versos, composições sonoras em ritmo, rimas, métrica e sonoridade. Porque é estudada nos meios acadêmicos, a música é entendida, muitas vezes, como obra poética.

A Literatura não necessita da Música e nem a Música necessita da Literatura. As duas artes apenas se querem e se unem.

Cordialmente,
Sílvia M L Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário