sexta-feira, 27 de março de 2020

Análise de três propostas

PROPOSTAS DA PROFESSORA DEBORA RAQUEL ALVES BARREIROS
SEGUNDO SEMESTRE 2016

Proposta 1) A professora Carla costuma planejar detalhadamente suas aulas, fazendo uso dos elementos ou etapas que constituem o planejamento (objetivos educacionais, conteúdos de ensino, metodologia, recursos didáticos e avaliação). A professora Janaína, contudo, prefere não planejar, reproduzindo muitas vezes o planejamento dos anos anteriores.

a) Considerando a postura adotada pela Janaína, quais são os riscos/prejuízos para a aprendizagem do aluno quando o planejamento não é realizado?

Proposta 2) Tomando como base uma das tendências pedagógicas (escolha uma delas), ou seja, os fundamentos da didática, responda:

b.1) Como você trabalharia o conhecimento científico?

b.2) Qual seria o objetivo educacional, ou seja, o sentido dessa prática respaldada nessa tendência pedagógica escolhida?

Proposta 3) Vamos colocar em prática os conhecimentos sobre Planejamento. (ATIVIDADE ESTRUTURADA)

Orientações: Sendo aluno do curso de Pedagogia, escolha uma disciplina: ciências, português, matemática, história ou geografia e elabore um plano de aula para os anos iniciais do Ensino Fundamental.

Para o curso de História, escolha um tema da disciplina de História para o Ensino Fundamental II ou Ensino Médio.
Para o curso de Letras, escolha Língua Portuguesa ou outro idioma para o Ensino Fundamental II ou Ensino Médio.
Para o curso de Matemática, escolha um assunto relacionado à Matemática do Ensino Fundamental II ou Ensino Médio.

Itens do Plano de Aula

Disciplina/Série:

Tema de Aula:

Objetivos Específicos e Geral:

Metodologia de Ensino:

Recursos Didáticos:

Avaliação:

Fontes de Consulta: é a literatura especializada que você teria que estudar para ministrar tal tema de aula escolhido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário