sexta-feira, 27 de março de 2020

Questões éticas e formação profissional

PERGUNTA
De que forma você percebe e relaciona as questões éticas com a sua formação profissional? Será que tudo que é legal pode ser considerado ético?

RESPOSTA

Para discursar sobre Ética faz-se necessário, em primeiro lugar, investigar a sua procedência: vocábulo proveniente do grego ethike ou ethikós, significando respeito aos costumes. Abrange o anfiteatro da Filosofia onde se estudam valores como o bem e o mau, o justo e o injusto, válidos para todos os seres humanos.

Danilo Marcondes e Hilton Japiassú (1995, p. 90) assim a visualizam:
Ética é a parte da Filosofia prática que tem por objetivo elaborar uma reflexão sobre os problemas fundamentais da moral (finalidade e sentido da vida humana, os fundamentos da obrigação e do dever, a natureza do bem e do mal, etc.), mas fundada num estudo metafísico do conjunto das regras de conduta consideradas como universalmente válidas.

Na Educação, a Ética diz respeito a formar indivíduos conscientes dos seus direitos e deveres dentro das comunidades sociais nas quais se inserem. Portanto, entre outros fins, cabe à Educação promover o autoconhecimento do aluno enquanto ser pensante e arquiteto da sua existência subjetiva e histórico-social.

Antes de ser um professor ético é necessário ser uma pessoa ética. Trabalhar valores na Educação significa desenvolver aptidões de discernimento e proporcionar ao discente o acesso ao conhecimento, estimulando-o a organizar sua própria escolha com autonomia.

O professor deve ensinar aos seus alunos o valor da família, da solidariedade, da lealdade, tudo isso com base na tolerância, na compreensão e na generosidade.

É preciso salientar que nem tudo que é legal pode ser considerado ético. Por exemplo, quando uma dívida prescreve, não mais permitindo ao credor reclamá-la judicialmente, não se pode esquecer que a posição do devedor não é ética, porque o correto seria que pagasse a dívida. Nos domínios da Educação, não existe lei ou diretriz que proíba um professor de receber uma maçã do seu aluno, mas quando o professor percebe que a intenção daquele aluno é a de obter melhores notas e, mesmo assim, aceita a oferenda, seu comportamento também não se coaduna com a Ética, embora permitido.

REFERÊNCIAS
MARCONDES, Danilo; JAPIASSÚ, Hilton. Dicionário básico de filosofia. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995, p. 90.

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